domingo, 30 de outubro de 2011

Como criar guppys :


guppy


Como iniciar sua criaçao
Para o aspirante, em iniciar uma criação de guppie, é essencial que esteja completamente seguro do que está iniciando, pois os guppies necessitam de muito tempo para poder criá-los corretamente, mas depois que concretiza todos os procedimentos ideais para a produção de novos guppies, o restante vem naturalmente e acaba ficando muito mais fácil de você criar esses pequenos peixes. Primeiramente deverá ter um certo conhecimento em genética, prática no manejo tal como identificar as doenças antes que as mesmas se instalem completamente no aquário, ter o conhecimento do tratamento das principais doenças tais como íctio, parasitas, oodinum, saber variar a alimentação usando corretamente os diversos tipos de alimento nas devidas quantidades e vezes ao dia e conhecer bem os hábitos da espécie a ser criada, melhores formas de cruzamento, variedades, PH, DH, temperatura ideal, luminosidade ideal, etc.
Após dominar estes conhecimentos o iniciante estará apto a iniciar sua criação. Para aqueles que ainda não dominam todas estas variáveis aconselho a adquirir livros específicos de cada assunto, ler muito e estar sempre aprimorando os conhecimentos aliando a teoria à prática como tudo nesta vida. Agora eu vou citar passos que poderão ajudar vocês que pretendem iniciar uma criação de guppies. Não é a fórmula do bolo, cada criador tem características diferentes de criar seus guppies, mas já é um grande passo para quem tem pouco conhecimento no assunto.
1º passo : O passo inicial é a aquisição de boas matrizes . Estas deverão ser puras e adquiridas de criador idôneo, pois cada linhagem tem suas características próprias e melhor forma de cruzamento e seleção. É primordial o criador saber estes dados e optar pela linhagem que melhor lhe cabe, pois existem linhagens mais fáceis e difíceis de serem mantidas e aprimoradas. O melhor é a aquisição de dois trios (2 machos e 4 fêmeas) ou dois casais , sendo que estes deverão ser primos entre si não havendo assim muita consangüinidade (para linhagens fixadas evite cruzar irmãos). A compra de dois trios é para não ter a infelicidade de perder algum exemplar e não poder dar continuidade ao trabalho de produção de seus guppies.
2º passo : Desta forma para cada linha deverá ter 2 aquários (1 para cada trio ou par). Assim ao nascerem as crias o criador deverá separar cada uma em aquários próprios marcando a data de nascimento e o aquário de origem.
3º passo : De um a dois meses dependendo da linhagem (existem linhagens que se desenvolvem sexualmente mais rápidas que as outras ) no máximo, o criador deverá separar os machos das fêmeas, pois assim, ele evitará que machos com menor potencial fertilizem as fêmeas
4º passo : Após 4 meses de idade, você já pode selecionar as novas matrizes, que serão os seus novos reprodutores para fortalecer mais a sua linhagem. Ao separar as novas matrizes, tem que ser levando em conta os seguintes aspectos: os de maiores tamanhos, os que tiverem com cores mais definidas da linhagem, abertura de cauda, tamanho da dorsal, grossura da pendúculo caudal. Com essa separação, você poderá por para cruzar os melhores machos com as melhores
fêmeas, evitando sempre o cruzamento entre os irmãos, trocando-se assim as matrizes
Tabela de crescimento do Guppy
Note que isso poderá variar de acordo com a manutenção, alimentação e genética do peixe. As fêmeas ficam maiores e crescem mais rápido que os machos. Estas medidas são apenas do corpo do peixe.
Recém nascido:5 milímetros -7 dias: 7 mm -2 semanas: 1 centímetro-1 mês: 1,7 cm -2 meses: 2,2 cm-3 meses: 2,7 cm -7 meses: 3-3,2 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário